Como Fazer o Orçamento de uma Construção: Um Guia Completo

by - junho 22, 2024

 Para que um negócio seja realmente considerado bom, não basta somente oferecer um bom produto ou serviço para o mercado; requer principalmente uma boa gestão. Os números do seu empreendimento dizem muito sobre ele e refletem a excelência em que está sendo administrado. E para que isso ocorra, a análise financeira é fundamental.

Uma etapa importante do planejamento de uma obra é a implementação de um orçamento de obra. Pois, a partir dele se terá uma base dos custos da obra, evitando custos surpresa. O que mostra a importância de ser feito com atenção, de modo que se tenha um orçamento de qualidade.

Se você está pensando em construir um imóvel, mas ainda não sabe o que é ou como fazer um orçamento de obra para evitar gastos a mais, continue lendo.

O que é o orçamento de obra?

O orçamento de obra é um documento que tem como função prever e determinar os gastos que se terá com a obra. Nele devem constar todos os custos, desde a concepção até a finalização da construção como um todo. A partir deste documento, obtém-se o preço-base, o valor final do custo e do lucro, e define-se a viabilidade da obra. Na falta de um orçamento preciso e de qualidade, poderá faltar dinheiro para concluir os serviços planejados e ocorrer atrasos nas etapas de construção.

Como montar um orçamento de obra eficaz?

1. Planeje e analise as variáveis

O primeiro passo na elaboração de um orçamento de qualidade é reunir todas as informações disponíveis sobre elementos relacionados à construção. Isso inclui estudos de solo do terreno, métodos construtivos que serão empregados, profissionais responsáveis pelo projeto e execução, materiais, entre outros. O modo mais comum para organizar esses dados e documentos é com o auxílio de planilhas, tabelas e memoriais descritivos. É crucial ser detalhado e descritivo, fazendo divisões de etapas construtivas, pavimentos, mão de obra, materiais, etc.

2. Faça a composição dos custos

Após analisar os dados e definir os serviços e materiais a serem utilizados, assim como a mão de obra envolvida, pode-se montar as composições de custo. Custos podem ser de dois tipos:

  • Custos diretos: Associados a serviços no canteiro de obra, como mão de obra e material.
  • Custos indiretos: Necessários para que as atividades no canteiro sejam realizadas, como gastos com funcionários do administrativo, taxas e materiais de escritório.

3. Defina os quantitativos da obra

Com a lista de serviços e materiais em mãos, o engenheiro calcula os quantitativos necessários para a construção. Esta etapa é geralmente a mais trabalhosa ao elaborar um orçamento, pois requer muita atenção e cuidado nos cálculos. É indispensável que o quantitativo de materiais seja feito com base nas especificações técnicas, projetos e no memorial descritivo, considerando também a produtividade dos funcionários e a quantidade de horas para a realização dos serviços.

4. Defina a base de composição

Caso não se tenha uma base de composições próprias, existem bases disponíveis que podem ser utilizadas, como:

  • TCPO: Base conhecida e paga.
  • FDE: Gratuita e voltada para a construção e reforma de escolas.
  • SINAPI: Gratuita e muito utilizada para orçamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Essas bases fornecem dados de custo unitário padrão, ajudando no cálculo do orçamento a partir do quantitativo calculado pelo engenheiro e da produtividade da mão de obra.

5. Não esqueça do BDI

O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é um fator do custo direto que representa um custo indireto, incluindo lucro e impostos incidentes. Podemos tratá-lo como um percentual aplicado sobre o custo direto encontrado no orçamento para se chegar a um preço final de venda da edificação.

6. Use ferramentas para auxiliar nas definições

Ferramentas como as curvas ABC de insumos e de serviços são muito utilizadas para identificar os materiais e serviços responsáveis pela maior porcentagem do custo total da obra. Isso ajuda a identificar áreas onde podem ser feitas alterações para uma maior economia, reduzindo custos e aumentando os lucros do empreendimento.

7. Crie o cronograma da obra

Após todo esse trabalho, é indicada a elaboração de um cronograma detalhando o tempo de execução de cada fase e seus custos. Este cronograma tem a função de otimizar a sequência de etapas da construção, garantindo produtividade e economia.

A construção de um imóvel é um projeto complexo e sujeito a erros. No entanto, com um orçamento bem definido e planejado, os riscos diminuem e você acaba tendo um gasto menor e menos dores de cabeça. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre como construir seu imóvel, entre em contato conosco pelo site ou telefone. Solicite já seu projeto e faça um orçamento!

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